Pular para o conteúdo principal

O mito do Rei Midas e o toque de ouro

O mito do Rei Midas e o toque de ouro


Outro mito bastante conhecido tanto entre gregos quanto por romanos, é o Mito do Rei Midas  e o toque de ouro.  Ele revela, através das peripécias de Midas, a ganância humana e como ela pode ocasionar consequências irreversíveis.


Nesse contexto, sabe-se que Midas era rei da Frígia e dono de extrema riqueza e abundância.
Foi então que um dia, Sileno, pai de Dionísio, o deus do vinho, andou bebendo demais e acabou perdendo-se pelos caminhos da cidade. Sileno então foi encontrado por camponeses e levado a encontro do Rei Midas.
Quando reconheceu a figura, Midas se dispôs a cuidar de Sileno, e fez isso durante dez dias. Até que, no décimo primeiro dia, quando levou o chamado rei do vinho de volta a seu pupilo, Dionísio ficou extremamente agradecido e ofereceu a Midas o direito de escolher uma recompensa, seja qual ela fosse.
Como era muito apaixonado por sua riqueza, o rei pediu que tudo o que ele tocasse virasse ouro. Dionísio, sabendo de seu pedido, achava que o rei poderia ter escolhido melhor, mas mesmo assim consentiu o que ele havia pedido.
Após a realização do pedido, Midas não via a hora de testar seu novo poder. Dessa forma, ao tocar em uma pedra, ela rapidamente virou ouro assim como tudo em sua volta.
Entretanto, a enorme alegria do rei não durou muito, pois percebeu que todos os alimentos que tocava se transformavam em ouro de forma que não pudesse se alimentar.
O problema não parou por aí, ao abraçar sua filha, a própria se transformou em ouro, assim como tudo e todos que tocava.
Midas, desesperado, orou aos céus pedindo que Dionísio o livrasse daquele poder, que já havia se tornado uma maldição. Dionísio, benevolente como sempre, se sentiu tocado pelo pedido do rei e o avisou que a água do rio Pactolo era a  única capaz de desfazer o toque de ouro.
Sendo assim, Midas obedeceu a instrução mergulhando tudo o que havia se transformado em ouro no rio começando por sua filha, que logo voltou a vida.
Com tudo isso que aconteceu em sua vida, Midas se tornou um rei menos ganancioso e passou a dar mais valor a outros assuntos mais importantes em sua vida,  como sua filha.
Foi a partir do ocorrido, que o rei aprendeu que a simplicidade também poderia tornar um homem feliz, de tal maneira que até foi morar em campos se tornando um grande seguidos do deus dos bosques, o chamado Pã.
Além disso,o mito tem a capacidade de nos fazer relembrar sobre os acontecimentos simples e cotidianos que deveríamos dar um valor maior, como o simples ato de comer ou o gesto de abraçar a alguém, que apesar de aparentar bobo, pode melhorar o dia de alguém. 
Ademais, pode-se perceber as tamanhas consequências negativas que podem ser geradas por um ato ou uma pessoa gananciosa. Dentre elas, encontra-se a perda de um relacionamento saudável com nossa família e entre outros. 
E assim como diz Mahatma Gandhi, há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.



Publicado em 6 de out de 2016


Fontes:

Comentários